amigos que passam por aqui!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A estória do Lobo Mau: Mijo Bento cada um toma o que quiser.




Dez horas, de um Domingo qualquer, á porta de uma Igreja qualquer, ignoramos o local exacto porque bem postas as coisas são todas iguais. Á porta, em pé, bem vestido e com uma aparência igualmente bem posta, está o Diabo. Sorriso de desdém nos lábios e as palmas das mãos enfiadas nos bolsos vazios, porque não precisa do vil metal para viver, a vida oferece-lhe o que ele bem entender. Não pedincha a seguidores que o alimentem nem que o patrocinem em dispendiosas roupas, e nunca se senta, está sempre de pé. Até dorme em pé. Manias, porque todos os diabos e semi-deuses têm a sua quota de neurose e tolice.
Chegou atrasado, quer-se dizer, ele chegou á hora combinada para mais um momento de crendices vazias de prestígio, os Outros é que chegaram antes da hora, sim porque o Diabo nunca se atrasa e note-se que não usa relógio pois considera futilidade marcar horas para o quer que seja quando são as horas que nos marcam a nós.
Os Outros, em passos acelerados e de bocas pouco quietas, apressam-se a entrar e a comungar do silêncio. Cá fora, ele assiste á derradeira manipulação falhada de marionetas com vida própria. São anedotas estes Outros, no seu entender, anedotas sem graça das quais ele aponta os nomes pois sabe que ao saírem todos esses Outros se iram encontrar com ele no resto da semana.
Um Outro ao sair, reparou no olhar com traços de humor negro, que o Diabo possuía, e não resistiu em indagar:
- Porque não entraste?
O Diabo, tira as mãos dos bolsos, acende um cigarro  e dirigiu-se ao Outro, respondendo-lhe docemente, como quem encanta uma Sereia:
- Eu prefiro borrar-me de risos cá fora até ao pescoço, do que entrar num sítio, onde todos urinam fora do penico, isto porque Mijo Bento, cada um toma o que quiser.
Virou-lhe as costas. E o Outro regurgitou as seguintes palavras:
- É verdade, isto por aqui não faz muito sentido.
O Outro, não lhe virou as costas, simplesmente, decidiu ir atrás dos passos sedutores do Diabo. Adoramos uns mas seguimos outro. Ele está no meio de nós. Que assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário